SELEÇÃO EXCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA O CURSO DE INFORMÁTICA PRÁTICA


A Universidade Estadual do Ceará – UECE, através da Pró-reitoria de Extensão da UECE – PROEX e do Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência – LE@D, divulga a abertura, exclusivamente pela Internet, das inscrições para a seleção exclusiva de pessoas com deficiência do Curso de Informática Prática.

01. DO CURSO

O curso de extensão a distância de Informática Prática será ofertado pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, através da Pró-Reitoria de Extensão da UECE – PROEX e do Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência – LE@D, e visa propiciar o estudo e a prática sobre as soluções para o uso de softwares e aplicativos, considerando a importância e a execução desses recursos para o desenvolvimento tecnológico informatizado. O curso, assim como a plataforma de educação a distância Dell Accessible Learning (http:// www.projetolead.com.br), foram desenvolvidos pela UECE a partir do investimento da DELL Computadores, e possui recursos acessíveis para pessoas com deficiência. Dessa forma, foi realizada parceria entre a DELL, a UECE, o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE - IEPRO, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPED e a Prefeitura de São Paulo, visando a implantação de um projeto de capacitação de pessoas com deficiência.

Esta aplicação tem o caráter de projeto piloto, ou seja, sua oferta é exclusiva, visando experimentar novos processos pedagógicos e novas ferramentas, na condição de realização inédita, a partir do investimento da DELL; portanto o curso será ofertado gratuitamente sem ônus para o Governo de São Paulo e para a população paulistana.

02. DO OBJETO

O curso terá como público-alvo pessoas com deficiência residentes na cidade de São Paulo, salvo exceção das pessoas com deficiências lotadas em cargos públicos do município de São Paulo, ver item 5 (Das inscrições e pré-requisitos).

O curso será a distância, com horários de estudo flexíveis, acompanhado por tutores através da plataforma Dell Accessible Learning (http://www.projetolead.com.br). Com carga horária de 70 horas e duração de 06 semanas, este curso compreende dois módulos, conforme descrito no item 03 deste edital (Dos Módulos).

As datas previstas ao longo deste edital, inclusive as do quadro constante do item 12 (Calendário das Atividades), poderão ser alteradas pelo LE@D, segundo critérios de conveniência e oportunidade, o qual dará publicidade às novas datas por meio de Edital divulgado exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://www.projetolead.com.br/selecao.

03. DOS MÓDULOS

Serão ofertados 2 módulos, totalizando 70 horas, dessa forma:

MÓDULO HORAS
Ead 20
Informática na prática 50

Sobre os módulos disponíveis:

  • i. Módulos ofertados de maneira exclusivamente on-line, através da Plataforma Dell Accessible Learning (http:// www.projetolead.com.br),ou pelo aplicativo Aprendizado acessível (ver exceções no item 04.b);
  • ii. Os alunos deverão, necessariamente, ter meios próprios para acessar a plataforma on-line, de acordo com os pré-requisitos do item 04 desse edital;
  • iii. Turmas com acompanhamento de Tutores via plataforma e horários de estudo flexíveis;
  • iv. Para alunos com deficiência auditiva, a plataforma dispõe de acompanhamento de Intérpretes de Libras via plataforma;
  • v. Recursos de acessibilidade disponíveis na plataforma e nos conteúdos: alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição das imagens e vídeos de libras.

04. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA ACESSO À PLATAFORMA

a. Via Web

  • i. Computador: Celeron 12 MHz (megahertz), ou equivalente com 1GB (gigabyte) de memória RAM. O computador deve possuir webcam, necessária para gravação de vídeos em Libras (principalmente para pessoas com deficiência auditiva) e para a realização de conferências.
  • ii. Internet: Conexão banda larga de 2MB (megabytes) por segundo.
  • iii. Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome para melhor uso de todas as funções da plataforma.
  • Observação: Na realização das inscrições e da prova de seleção não será necessária a utilização de webcam.

b. Via Aplicativo Mobile

  • i. Possuir um dispositivo móvel que possua o sistema operacional Android 4.1 (Jellybean) ou superior
  • ii. Internet: Conexão a internet através de rede móvel ou rede wifi para acessar a plataforma e ter acesso ao conteúdo
  • iii. Objetos de aprendizagens disponíveis pelo tablet: webaula, videoaula, conteúdo didático digital - CDD, podcast, fórum, exercícios e avaliação, com exceção da oficina e pelo celular: todos citados acima, com exceção da webaula e o conteúdo didático digital - CDD.

Observação: Para inscrições e prova de seleção, não será possível realizá-las via Aplicativo Mobile. Aplicativo disponível apenas para alunos matriculados, no período de vigência do curso.

05. DAS INSCRIÇÕES E PRÉ-REQUISITOS

As inscrições para a seleção exclusiva de pessoas com deficiência estarão abertas de 31 de outubro à 17 de novembro de 2017 e poderão ser realizadas em qualquer horário através da plataforma (http:// www.projetolead.com.br). Ao efetivar a inscrição, o candidato receberá através do e-mail cadastrado a confirmação da inscrição com a data e hora da prova de seleção escolhida. Poderão participar do processo de seleção candidatos residentes na cidade de São Paulo, salvo exceção dos candidatos lotados em cargos públicos do município de São Paulo, e qualquer perfil sócio-econômico, e que estejam regularmente matriculados a partir do 9º ano do ensino fundamental.

É importante observar os critérios de priorização das vagas ofertadas no item 07 deste edital (Vagas ofertadas e critérios de priorização).

06. DAS PROVAS DE SELEÇÃO

Os candidatos inscritos farão uma prova de seleção em dia e horário escolhidos durante o preenchimento do formulário de inscrição.

Após as inscrições, os candidatos receberão um e-mail com orientações para o acesso à prova. A prova será realizada exclusivamente via plataforma online.

A prova terá tolerância máxima de 30 minutos a partir do horário escolhido pelo candidato. Os candidatos faltosos ou que não atenderem ao tempo de tolerância definido estarão automaticamente fora do processo seletivo. A prova avaliará conhecimentos básicos de Português (inclusive para surdos), Libras (somente para deficientes auditivos usuários da língua de sinais) e Informática básica . No ANEXO 1 deste edital está disponível o conteúdo programático que poderá ser contemplado na prova de seleção.

A prova será composta de 15 questões e terá duração de até 2h. A nota mínima para aprovação é 6.0 (seis). Veja abaixo a quantidade de questões e a porcentagem atribuída para cada disciplina:

DISCIPLINA QUANTIDADE DE QUESTÕES PONTUAÇÃO TOTAL
Informática Básica 5 40%
Português 5 30%
Libras 5 30%
DISCIPLINA QUANTIDADE DE QUESTÕES PONTUAÇÃO TOTAL
Informática Básica 5 50%
Português 10 50%

07. DAS VAGAS OFERTADAS E CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO

Serão ofertadas 150 vagas, distribuídas em 5 turmas. Desse total, 30 (trinta) vagas (20%) serão disponibilizadas para pessoas com deficiência lotadas em cargos públicos do município de São Paulo. Para esses casos, no ato da inscrição, o candidato deverá informar o número de Registro Funcional. Em caso da não ocupação dessas vagas, as mesmas serão direcionadas para o público restante, priorizando os critérios abaixo de classificação.

Para os demais candidatos, será necessário informar, no ato da inscrição, o número do CID -10 (Classificação Internacional de Doenças) referente à sua condição.

Os candidatos que realizarem a prova de seleção serão convocados de acordo com o número de vagas, e pela ordem de sua classificação, definida a partir do resultado da sua prova de seleção, bem como respeitando os critérios abaixo:

Tabela com candidatos classificados e ordenados por ordem de classificação
1. Média igual ou maior que 6,0 na prova de seleção
2. Candidato desempregado E com ensino médio completo
3. Candidato desempregado E cursando 3º ano
4. Candidato desempregado E cursando 2º ano
5. Candidato desempregado E cursando 1º ano
6. Candidato desempregado E cursando 9 º ano do ensino fundamental
7. Candidato desempregado E Ensino superior Completo
8. Candidato desempregado E Ensino superior Incompleto

O resultado será divulgado após o processo seletivo, na plataforma on-line (www.projetolead.com.br).

08. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de empate, serão observados os critérios apresentados a seguir, na ordem em que estão relacionados:

  • 1. Maior nota de Informática Básica;
  • 2. Maior nota de Libras (apenas para surdos);
  • 3. Maior nota de Português;
  • 4. Candidato com maior idade.

09. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E PROCESSO DE MATRÍCULA

A lista final dos candidatos que realizaram a prova de seleção será divulgada no dia 21 de novembro de 2017, através do site (www.projetolead.com.br).

Os candidatos serão selecionados por ordem de classificação e serão notificados via e-mail, cadastrado no formulário de inscrição, contendo as instruções para efetivação da sua matrícula. O processo de matrícula será exclusivamente online e o candidato deverá enviar via plataforma os documentos exigidos no item 10 deste edital (Documentos para Matrícula).

10. DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado (comprovação de vínculo)*;
  • Certificado do Ensino Médio ou declaração de matrícula;
  • Auto declaração de Pessoa com Deficiência, considerar modelo disponível no ANEXO 2

*Os candidatos concorrentes às vagas destinadas às pessoas com deficiência lotadas em cargos públicos do município de São Paulo poderão comprovar seu endereço através do endereço do seu local de trabalho.

Observação:

  • a) Apenas serão matriculados os candidatos que entregarem toda a documentação solicitada via plataforma.
  • b) A documentação enviada pelo candidato será submetida para avaliação da coordenação do curso. Só serão aceitos os documentos que estiverem legíveis. Em caso de ilegibilidade da documentação, o candidato deverá reenviar com brevidade quando lhe solicitado.
  • c) Caso não realize a entrega da documentação, o candidato estará automaticamente desclassificado.

11. DO INÍCIO DO CURSO


As atividades do curso a distância terão início no dia 04 de dezembro de 2017. As orientações de login e senha para acesso à plataforma serão enviadas por e-mail após a convocação dos candidatos classificados e matriculados.

12. CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES


ATIVIDADE

DATA

1. Realização das inscrições para o processo seletivo 31/10 à 17/11/17
2. Realização da prova de seleção 06 à 18/11/17
3. Divulgação da lista final dos Classificados e Classificáveis 21/11/17
4. Envio dos documentos para Matrícula dos Classificados e Classificáveis 21 à 24/11/17
5. Início do curso de Educação a Distância 04 à 11/12/17
6.Início do curso de Informática 11/12/17 à 15/01/18

13. DISPOSIÇÕES FINAIS

Em caso de dúvidas ou se desejar mais informações, utilize os contatos abaixo:

Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência – LE@D

Avenida Santos Dumont, 2456, sala 1906, Aldeota, Fortaleza/CE

E-mail: suporte@projetolead.com.br

(85) 3492.1062 | WhatsApp: (85) 99946.0145


ANEXO 1


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA PROVA DE SELEÇÃO


Tabela com candidatos classificados e ordenados por ordem de classificação
ÁREA DO CONHECIMENTO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Português Interpretação e compreensão de texto. Exploração de leitura para compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de texto.
Libras Conhecimento básico de comunicação em Libras.
Informática Microsoft Windows 2000 e Windows XP: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos Microsoft Office.

Microsoft Word 2000/2003: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.

Microsoft Excel 2000/2003: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação.

Microsoft Powerpoint 2000/2003: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias-cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição.

Internet – Navegação, ferramentas de buscas, salvando imagens, enviar e-mail, anexar arquivo ao e-mail.

ANEXO 2


Baixe aqui a autodelcaração