CURSO DE INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Conheça os conceitos básicos de lógica e se prepare para criar seus primeiros programas.

Objetivo Geral:

Ensinar os conceitos fundamentais sobre a construção de algoritmos e lógica de programação, utilizando linguagem clara e uma grande quantidade de exemplos, de forma a preparar o aluno para uma posterior formação em qualquer linguagem de programação moderna.

Objetivos específicos:
Apresentar a estrutura de um computador e o histórico de sua criação;
Explicar o funcionamento do sistema de numeração binário utilizado pelos computadores e a lógica booleana;
Ensinar o processo de abstração de cenários do mundo real para uma representação computacional;
Introduzir o conceito de algoritmo e sua relação com a construção de programas de computador;
Apresentar os principais tipos de dado utilizados em algoritmos, como os tipos numérico, textual e lógico;
Ensinar a construir expressões e utilizar as estruturas de controle de fluxo e repetição de instruções em algoritmos;
Introduzir o conceito de modularização de código com o objetivo de reutilizar blocos de instruções;

Aula Tema Objetivo Vídeo
1 Sistemas Computacionais Esta é a primeira aula do curso de lógica de programação. Nela serão apresentadas características dos sistemas computacionais modernos segundo o modelo de Von Neumann, os componentes mais comuns de um sistema computacional e os tipos de sistemas computacionais.
2 Abstração e Sistema Binário Esta aula tem como objetivo introduzir o conceito de abstração de elementos do mundo real, ou seja, como representar a realidade através de texto e relações lógicas e matemáticas.  Seguindo o objetivo final do curso, que é de preparar o aluno para uma formação voltada ao desenvolvimento de software, a aula também aborda o sistema de numeração binário e suas operações.
3 Algoritmos O objetivo dessa aula é conceituar a definição formal de algoritmo e ajudar o aluno a compreender o processo de construção de algoritmos através de exemplos.
4 Tipos de dados, constantes, variáveis e expressões O objetivo dessa aula é apresentar os conceitos de variáveis e constantes, e os tipos de dados que elas representar. Além disso, serão estudados os operadores lógicos e aritméticos, que juntamente com as variáveis e constantes permitem a criação de expressões, o que capacita o aluno a expressar abstrações mais complexas.
5 Estruturas de Decisão: SE e SE/SENÃO O objetivo desta aula é despertar a atenção do aluno para a presença de estruturas de decisão em situações cotidianas e como ele deve representá-las e interpretá-las em um algoritmo.
6 Estrutura de Repetição: Laço ENQUANTO e Laço PARA O objetivo desta aula é ajudar o aluno a identificar estruturas de repetição. Além disso, instruí-lo sobre como utilizar estruturas de repetição em algoritmos de forma a aproveitar um conjunto de passos já definido.
7 Modularização O objetivo dessa aula é definir o conceito de modularização de instruções e apresentar as vantagens da aplicação dessa técnica para a construção de algoritmos e, futuramente, código fonte.

70 h/a de AAC

Duração do curso: 7 semanas

Este curso não possui pré-requisitos.