DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS PARA ANDROID

Conheça os conceitos básicos de lógica e se prepare para criar seus primeiros programas.

NÃO HÁ TURMAS DISPONÍVEIS

Objetivo Geral:

Apresentar as características da plataforma de desenvolvimento Android, bem como as técnicas de desenvolvimento para construção de interfaces gráficas e utilização  dos recursos típicos dos dispositivos móveis como câmera, execução de áudio e vídeo, sensores e GPS.

Objetivos específicos:
Conhecer os componentes que formam a estrutura da plataforma Android
Conhecer a API Java para desenvolvimento de aplicações Android.
Estudar boas práticas para construção de interfaces gráficas para dispositivos móveis;
Aprender a construir um banco de dados SQLite e acessá-lo de forma otimizada;
Conhecer o fluxo de trabalho para utilização de serviços Google em um dispositivo Android
Compreender o acesso a recursos de câmera, GPS e sensores em um dispositivo móvel Android;
Conhecer o processo de publicação de aplicações na loja virtual Google Play.

Aula Tema Objetivo Vídeo
1 Introdução à Plataforma Android e ao seu Ambiente de Desenvolvimento O objetivo desta aula é conhecer o histórico e a evolução da plataforma Android, aprender como configurar o ambiente de desenvolvimento Android e entender a estrutura do projeto de aplicações na plataforma Android.
2 Conceitos Básicos do Android O objetivo desta é conhecer os elementos da arquitetura da plataforma Android, compreender o funcionamento das aplicações Android e conhecer os principais componentes das aplicações Android.
3 Trabalhando com Activities O objetivo desta aula é conhecer o ciclo de vida de aplicações Android, compreender em detalhes o ciclo de vida das activities e conhecer o funcionamento da ferramenta LogCat.
4 Trabalhando com Intents O objetivo desta aula é compreender o que são Intents, conhecer o processo de criação de Intents e compreender o funcionamento de Intent Filters.
5 Interface Gráfica de Aplicações Android – Parte I O objetivo desta aula é conhecer os fundamentos de interface gráfica do Android e estudar os gerenciadores de layout de interface gráfica do Android.
6 Interface Gráfica de Aplicações Android – Parte II O objetivo desta aula é conhecer os principais componentes gráficos visuais do Android e estudar princípios de design de interfaces gráficas de aplicações Android.
7 Interface Gráfica de Aplicações Android – Parte III O objetivo desta aula é entender como funciona o suporte a versões diferentes do Android, conhecer como o Android dá o suporte a tamanhos diferentes de tela e estudar o componente Fragment e o seu ciclo de vida.
8 Handler, ThrEaDs e AsyncTask O objetivo desta aula é conhecer o modelo de gestão de componentes e threads em Android, aprender a criar threads auxiliares para processos de segundo plano e compreender as diferenças entre o uso de Handlers e AsyncTasks.
9 Manipulando Banco de Dados no Android O objetivo desta aula é conhecer o banco de dados SQLite, compreender a criação de um banco de dados SQLite em dispositivos Android e aprender como inserir e manipular dados em um banco de dados SQLite.
10 Componentes Avançados da Plataforma Android O objetivo dessa aula é explicar em detalhes ao aluno as funcionalidades dos componentes BroadcastReceiver, Notification, Sevice e AlarmManager e como utiliza-los no desenvolvimento de aplicações Android.
11 Incorporando Serviços do Google na sua Aplicação O objetivo desta aula é conhecer os métodos de acesso ao banco da classe SQLiteDatabase e conhecer as boas práticas de uso do SQLite a partir de activities.
12 Manipulando Recursos Multimída O objetivo desta aula é estudar como usar recursos multimídia em aplicações Android, conhecer como manipular a câmera do dispositivo móvel para captura de imagens de vídeos e conhecer como manipular arquivos de áudio e vídeo.
13 Acessando a Localização e os Sensores do Dispositivo Móvel O objetivo desta aula é compreender como obter a localização do dispositivo móvel, estudar como obter informações (temperatura, luminosidade, velocidade etc.) a partir de sensores existentes no dispositivo móvel.
14 Projeto Final – Parte I O objetivo desta aula é compreender os requisitos do projeto final e construir os elementos básicos da interface gráfica do projeto final.
15 Projeto Final – Parte II O objetivo desta aula é compreender a estrutura do banco de dados e SharedPreferences da aplicação, analisar a navegação entre as telas da aplicação e entender a construção do player de vídeo.
16 Projeto Final – Parte III O objetivo desta aula é conhecer estratégias para correção do quiz de uma aula, identificar casos de teste para a aplicação e conhecer o processo de publicação de uma aplicação no Google Play.

160 h/a de AAC

Duração do curso: 16 semanas

Este curso possui pré-requisitos.