Edital 01/2018 – Hortolândia

Seleção de Pessoas com Deficiência para o Programa de Qualificação Profissional - Prefeitura de Hortolândia, Dell e LEAD


A Universidade Estadual do Ceará – UECE, através da Pró-reitoria de Extensão da UECE – PROEX e do Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência – LE@D, divulga a abertura, exclusivamente pela Internet, das inscrições para o Programa de Qualificação Profissional em Informática e Desenvolvimento de Software. A seleção é reservada, prioritariamente, para pessoas com deficiência. Além desse perfil, poderão inscrever-se alunos matriculados, a partir do 9º ano, em Escolas Técnicas Públicas e professores da rede pública de ensino.

01. DO CURSO

O curso de extensão a distância em Informática e Desenvolvimento de Software, ofertado pela UECE, através da PROEX e do LE@D, visa propiciar o estudo e a prática sobre soluções para o uso de softwares e aplicativos, considerando a importância e a execução desses recursos para o desenvolvimento tecnológico informatizado bem como introduzir conceitos básicos para a programação de sistemas na linguagem Java. O curso assim como a plataforma de educação a distância Dell Accessible Learning (http://www.projetolead.com.br) foram desenvolvidos pela UECE, a partir do investimento da DELL Computadores, e possuem recursos acessíveis  para pessoas com deficiência. Dessa forma, foi realizada parceria entre a DELL, a UECE, o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO) e a Prefeitura de Hortolândia visando à implantação de um programa de qualificação profissional que beneficia, prioritariamente, a participação de pessoas com deficiência. 


O projeto será realizado a partir do investimento da DELL, portanto, o curso será ofertado gratuitamente, sem ônus para a Prefeitura de Hortolândia e para a população hortolandense.

02. DO OBJETO

A seleção para o curso terá como público-alvo prioritário pessoas com deficiência. Além desse perfil, é objeto do presente Edital a seleção de alunos matriculados, a partir do 9º ano, em Escolas Técnicas Públicas e professores da rede pública de ensino. Todas as vagas são exclusivas para as pessoas residentes na cidade de Hortolândia e cidades limítrofes, Sumaré e Monte Mor (ver item 5 - Das inscrições e pré-requisitos).


O curso será a distância, com horários de estudo flexíveis, acompanhado por tutores por meio da plataforma Dell Accessible Learning (http:// www.projetolead.com.br).


O presente Edital contempla a oferta de 3 (três) cursos, com carga horária e duração específicas, conforme descrito no item 03 (Dos módulos). O candidato deverá escolher apenas 1 (uma) opção de Curso no ato da inscrição.


As datas previstas ao longo deste Edital, inclusive as do quadro constante do item 11 (Calendário das atividades), poderão ser alteradas pelo LE@D, segundo critérios de conveniência e oportunidade, o qual dará publicidade às novas datas por meio de Edital divulgado exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://www.projetolead.com.br/selecao

03. DOS MÓDULOS

Serão ofertados 3 (três) cursos com os seguintes módulos cada, apresentados da seguinte forma:


OPÇÃO 1 - Curso de Introdução ao Desenvolvimento de Software em Java
HORAS
1INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
20
2INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
70
3FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COM JAVA
80
4INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM JAVA
60

TOTAL230

DURAÇÃO: 22 semanas



OPÇÃO 2 - Curso de Informática Prática
HORAS
1INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
20
2INFORMÁTICA PRÁTICA
50
3EMPREENDEDORISMO E ÉTICA
40

TOTAL110

DURAÇÃO: 10 semanas


OPÇÃO 3 - Curso de Desenvolvimento de Aplicações em Java
HORAS
1INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
20
2FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COM JAVA
80
3INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM JAVA
60
4INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES E SERVIÇOS COM JAVA
60

TOTAL220

DURAÇÃO: 21 semanas


ATENÇÃO: Se o candidato já tiver realizado algum curso na plataforma Dell Accessible Learning, poderá inscrever-se no Edital e dar continuidade a partir do curso que concluiu. 


Sobre os módulos disponíveis:

  • Módulos ofertados de maneira exclusivamente on-line, através da plataforma Dell Accessible Learning (http:// www.projetolead.com.br), ou pelo aplicativo Aprendizado acessível (ver exceções no item 04.b);
  • Os alunos deverão, necessariamente, ter meios próprios para acessar a plataforma on-line, de acordo com os pré-requisitos do item 04 deste Edital;
  • Turmas com acompanhamento de Tutores via plataforma e horários de estudo flexíveis;
  • Para alunos com deficiência auditiva, a plataforma dispõe de acompanhamento de Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) via plataforma;
  • Recursos de acessibilidade disponíveis na plataforma e nos conteúdos: alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens e vídeos de Libras.


  • 04. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA ACESSO À PLATAFORMA

    a.Via Web

    • Computador: Celeron 12 MHz (megahertz) ou equivalente com 1GB (gigabyte) de memória RAM. O computador deve possuir webcam, necessária para gravação de vídeos em Libras (principalmente para pessoas com deficiência auditiva) e para a realização de conferências;
    • Internet: conexão banda larga de 2MB (megabytes) por segundo;
    • Navegador: recomendamos o uso do Google Chrome para melhor uso de todas as funções da plataforma.
    • Observação: na realização das inscrições e da prova de seleção, não será necessária a utilização de webcam.


    b.Via Aplicativo Mobile

    • Possuir dispositivo móvel que possua o sistema operacional Android 4.1 (Jellybean) ou superior;
    • Internet: conexão à Internet por meio de rede móvel ou rede wifi para acessar à plataforma e ter acesso ao conteúdo;
    • Objetos de aprendizagens disponíveis para tablet e smartpone: videoaula, podcast, fórum, exercícios e avaliação.

    Observação: para inscrições e prova de seleção, não será possível realizá-las via Aplicativo Mobile. Aplicativo disponível apenas para alunos matriculados no período de vigência do curso.


    05. DAS INSCRIÇÕES E DOS REQUISITOS

    As inscrições para a seleção estarão abertas de 11 de abril a 04 de maio de 2018 e poderão ser realizadas em qualquer horário por meio da plataforma: http:// www.projetolead.com.br/selecao. Ao efetivar a inscrição, o candidato receberá, através do e-mail, cadastrado a confirmação da inscrição com a data e a hora da prova de seleção escolhida.

    Esta seleção é reservada, prioritariamente, para pessoas com deficiência. Além desse perfil, poderão inscrever-se no processo seletivo alunos devidamente matriculados em Escolas Técnicas Públicas, a partir do 9º ano, e professores da rede pública de ensino, ambos residentes em Hortolândia, Sumaré ou Monte Mor, de qualquer perfil socioeconômico.

    É importante observar os critérios de priorização das vagas ofertadas no item 07 deste Edital (Vagas ofertadas e critérios de priorização). 

    06. DAS PROVAS DE SELEÇÃO

    Ao escolher a Opção de Curso desejada (vide o item 03 deste Edital), os candidatos inscritos farão uma prova de seleção em dia e horário escolhidos durante o preenchimento do formulário de inscrição.


    Após as inscrições, os candidatos receberão um e-mail com orientações para o acesso à prova, que será realizada exclusivamente via plataforma on-line.


    OPÇÃO 01: Curso de Introdução ao Desenvolvimento de Software em Java


    A prova avaliará conhecimentos básicos de Português (inclusive para surdos), Libras (somente para deficientes auditivos usuários da língua de sinais), Informática Básica, Inglês e Lógica Matemática. O conteúdo programático que poderá ser contemplado na prova de seleção está disponível no ANEXO 01 deste Edital.


    O candidato poderá ter acesso à sua prova 15 minutos antes do horário escolhido e até 1 hora após. Por exemplo, se a prova foi agendada para às 13 horas, o candidato poderá acessá-la a partir das 12:45 (15 minutos antes) até às 14 horas (1 hora após o horário agendado). A prova será composta de 25 questões e terá duração total de até 2 horas. A nota mínima para aprovação é 6.0 (seis). Os candidatos faltosos ou que não atenderem ao tempo de tolerância definido estarão automaticamente fora do processo seletivo. Observe, a seguir, a quantidade de questões e a porcentagem atribuída para cada disciplina:


    PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

    DISCIPLINA
    QUANTIDADE DE QUESTÕES
    PONTUAÇÃO TOTAL
    Lógica Matemática540%
    Informática530%
    Português510%
    Inglês510%
    Libras510%


    PARA DEMAIS CANDIDATOS

    DISCIPLINA
    QUANTIDADE DE QUESTÕES
    PONTUAÇÃO TOTAL
    Lógica Matemática
    540%
    Informática530%
    Português1020%
    Inglês510%



    OPÇÃO 02: Curso de Informática Prática


    A prova avaliará conhecimentos básicos de Português (inclusive para surdos), Libras (somente para deficientes auditivos usuários da língua de sinais). O conteúdo programático que poderá ser contemplado na prova de seleção está disponível no ANEXO 01 deste Edital.


    O candidato poderá ter acesso à sua prova 15 minutos antes do horário escolhido e até 1 hora após. Por exemplo, se a prova foi agendada para às 13 horas, o candidato poderá acessá-la a partir das 12:45 (15 minutos antes) até às 14 horas (1 hora após o horário agendado). A prova será composta de 10 questões e terá duração total de até 2 horas. A nota mínima para aprovação é 6.0 (seis). Os candidatos faltosos ou que não atenderem ao tempo de tolerância definido estarão automaticamente fora do processo seletivo. Observe, a seguir, a quantidade de questões e a porcentagem atribuída para cada disciplina:


    PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

    DISCIPLINA
    QUANTIDADE DE QUESTÕESPONTUAÇÃO TOTAL
    Português550%
    Libras550%


    PARA DEMAIS CANDIDATOS

    DISCIPLINAQUANTIDADE DE QUESTÕES
    PONTUAÇÃO TOTAL
    Português
    10100%


     

    OPÇÃO 03:  Curso de Desenvolvimento de Aplicações em Java


    A prova avaliará conhecimentos básicos de Português (inclusive para surdos), Libras (somente para deficientes auditivos usuários da língua de sinais), Lógica de Programação e Inglês. O conteúdo programático que poderá ser contemplado na prova de seleção está disponível no ANEXO 01 deste Edital.


    O candidato poderá ter acesso à sua prova 15 minutos antes do horário escolhido e até 1 hora após. Por exemplo, se a prova foi agendada para às 13 horas, o candidato poderá acessá-la a partir das 12:45 (15 minutos antes) até às 14 horas (1 hora após o horário agendado). A prova será composta de 25 questões e terá duração total de até 2 horas. A nota mínima para aprovação é 6.0 (seis). Os candidatos faltosos ou que não atenderem ao tempo de tolerância definido estarão automaticamente fora do processo seletivo. Observe, a seguir, a quantidade de questões e a porcentagem atribuída para cada disciplina:


    PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

    DISCIPLINAQUANTIDADE DE QUESTÕESPONTUAÇÃO TOTAL
    Lógica de Programação1040%
    Português520%
    Inglês520%
    Libras520%


    PARA DEMAIS CANDIDATOS

    DISCIPLINAQUANTIDADE DE QUESTÕESPONTUAÇÃO TOTAL
    Lógica de Programação1040%
    Português1030%
    Inglês530%


    07. DAS VAGAS OFERTADAS E DOS CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO

    Serão ofertadas 200 (duzentas) vagas. Desse total, 120 vagas, que correspondem a 60% das vagas, serão destinadas a pessoas com deficiência, mediante comprovação de autodeclaração (vide modelo disponível no ANEXO 02). As demais, 80 vagas, correspondentes a 40% das vagas, serão disponibilizadas para alunos devidamente matriculados, a partir do 9º ano, em Escolas Técnicas Públicas e para professores da rede pública de ensino. Atentar-se que, para esses casos, no ato da inscrição, o candidato deverá informar:


    • Candidato que esteja matriculado, a partir do 9º ano, em Escolas Técnicas Públicas: cópia da Declaração de Matrícula fornecida pela escola na qual o candidato está matriculado;
    • Candidato que seja professor da rede pública de ensino: cópia da Certidão de Tempo de Serviço.


    Em caso da não ocupação dessas vagas, elas serão direcionadas para o público restante, priorizando os seguintes critérios de classificação:

    Prioridade 1 Pessoas com deficiência.
    Prioridade 2
    Alunos matriculados, a partir do 9º ano, em Escolas Técnicas Públicas.
    Prioridade 3
    Professores da rede pública de ensino.


    Para os demais candidatos com deficiência, será necessário informar, no ato da inscrição, o número do CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) referente à sua condição.


    Os candidatos que realizarem a prova de seleção serão convocados de acordo com o número de vagas e pela ordem de sua classificação, definida a partir do resultado da sua prova de seleção.


    O resultado será divulgado após o processo seletivo, na plataforma on-line: www.projetolead.com.br.

    08. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

    Para cada opção curricular, em caso de empate, serão observados os critérios apresentados a seguir, na ordem em que estão relacionados:


    OPÇÃO 01: Curso de Introdução ao Desenvolvimento de Software em Java

    • Maior nota de Lógica Matemática;
    • Maior nota de Informática Básica;
    • Maior nota de Libras (apenas para surdos);
    • Maior nota de Português;
    • Maior nota de Inglês;
    • Candidato com maior idade.


    OPÇÃO 02: Curso de Informática Prática

    • Maior nota de Libras (apenas para surdos);
    • Maior nota de Português;
    • Candidato com maior idade.


    OPÇÃO 03: Curso de Desenvolvimento de Aplicações em Java

    • Maior nota de Lógica de Programação;
    • Maior nota de Libras (apenas para surdos);
    • Maior nota de Português;
    • Maior nota de Inglês;
    • Candidato com maior idade.

    09. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DO PROCESSO DE MATRÍCULA

    A lista preliminar dos candidatos que realizaram a prova de seleção e foram classificados será divulgada no dia 09 de maio de 2018, no site http://www.projetolead.com.br.


    Os candidatos que desejarem recorrer sobre o resultado da prova de seleção, poderão fazê-lo, individualmente, por meio de recurso próprio, sem utilizar qualquer tipo de modelo, extraindo sua própria fundamentação para as razões recursais. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail suporte@projetolead.com.br até às 23:59h do dia 10 de maio de 2018, e serão julgados pela coordenação do curso. A lista definitiva dos candidatos classificados e classificáveis, com o resultado do julgamento dos recursos relativos ao resultado da prova de seleção, será divulgada no dia  15 de maio de 2018 na plataforma: www.projetolead.com.br


    Os candidatos serão selecionados por ordem de classificação e notificados via e-mail, o mesmo cadastrado no formulário de inscrição, contendo as instruções para efetivação da sua matrícula. O processo de matrícula será exclusivamente on-line, entre os dias 15 a 22 de maio de 2018. O candidato deverá enviar, via plataforma, os documentos exigidos no item 10 deste Edital (Documentos para Matrícula).


    10. DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

    • RG;
    • CPF;
    • Comprovante de residência atualizado do ano de 2018;
    • Certificado do Ensino Médio ou Declaração de Matrícula fornecida pela escola na qual o candidato está matriculado. Para candidatos que estejam matriculados, a partir do 9º ano, em Escolas Técnicas Públicas, é obrigatória a cópia da Declaração emitida pela própria instituição de ensino.
    • Candidato que seja Pessoa com Deficiência: autodeclaração de Pessoa com Deficiência, considerar modelo disponível no ANEXO 02;
    • Candidato que seja professor da rede pública de ensino: cópia da Certidão de Tempo de Serviço.


    Observações:


    • Apenas serão matriculados os candidatos que entregarem, via plataforma, toda a documentação solicitada;
    • A documentação enviada pelo candidato será submetida à avaliação da coordenação do curso. Só serão aceitos os documentos que estiverem legíveis. Em caso de ilegibilidade da documentação, o candidato deverá reenviá-la quando solicitado;
    • Caso não realize a entrega da documentação, o candidato estará automaticamente desclassificado.

    11. DO INÍCIO DO CURSO

    As atividades do curso a distância terão início no dia 04 de junho de 2018. As orientações de login e senha para acesso à plataforma serão enviadas por e-mail após a convocação dos candidatos classificados e matriculados.


    12. CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES

    ATIVIDADESDATAS
    1. Realização das inscrições para o processo seletivo
    11 de abril a 04 de maio de 2018
    2. Realização da prova de seleção
    14 de abril a 05 de maio de 2018
    3. Divulgação da lista preliminar dos classificados
    09 de maio de 2018
    4. Envio de recurso sobre o resultado da prova de seleção
    23h59 de 10 de maio de 2018
    5. Divulgação da lista definitiva dos classificados e classificáveis
    15 de maio de 2018
    6. Envio dos documentos para matrícula dos classificados
    15 a 22 de maio de 2018
    7. Envio dos documentos para matrícula dos classificáveis
    18 a 22 de maio de 2018
    8. Início dos módulos on-line.
    04 de junho de 2018

    13. DISPOSIÇÕES FINAIS

    Em caso de dúvidas ou se desejar mais informações, utilize os seguintes contatos:

    Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência – LE@D

    Avenida Santos Dumont, 2456, sala 1906, Aldeota, Fortaleza/CE

    E-mail: suporte@dellead.com.br 

    Telefone: (85) 3492.1062 | WhatsApp: (85) 99946.0145

    Anexo 01

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA PROVA DE SELEÇÃO

    OPÇÃO 01 - Curso de Introdução ao Desenvolvimento de Software em Java

    ÁREA DO CONHECIMENTO
    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    Lógica Matemática
    Conceitos básicos de lógica, proposições simples, verdades e mentiras, sequências numéricas e tabela verdade.
    Informática

    Microsoft Windows 2000 e Windows XP: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos Microsoft Office.

    Microsoft Word 2000/2003: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.

    Microsoft Excel 2000/2003: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação.

    Microsoft Powerpoint 2000/2003: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias-cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição.

    Internet: navegação, ferramentas de buscas, salvando imagens, enviar e-mail, anexar arquivo ao e-mail.

    Português
    Compreensão e interpretação de texto. Exploração de leitura para compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de texto.
    Libras
    Conhecimento básico de comunicação em Libras.
    Inglês
    Compreensão e interpretação de texto (sentido global do texto, localização de determinada ideia, palavras cognatas). Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais em nível funcional, ou seja, como acessório à compreensão do texto.


    OPÇÃO 02: Curso de Informática Prática

    ÁREA DO CONHECIMENTO
    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    Português
    Compreensão e interpretação de texto. Exploração de leitura para compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de texto.
    Libras
    Conhecimento básico de comunicação em Libras.


    OPÇÃO 03:  Curso de Desenvolvimento de Aplicações em Java

    ÁREA DO CONHECIMENTO
    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    Lógica de Programação
    Conceitos fundamentais sobre a construção de algoritmos e lógica de programação. Hardware. Sistemas computacionais. Conceitos de abstração. Algoritmos. Tipos de dados, expressões, entrada e saída. Estruturas de decisão. Estruturas de repetição. Modularização.
    Português
    Compreensão e interpretação de texto. Exploração de leitura para compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de texto.
    Libras
    Conhecimento básico de comunicação em Libras.
    Inglês
    Compreensão e interpretação de texto (sentido global do texto, localização de determinada ideia, palavras cognatas). Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais em nível funcional, ou seja, como acessório à compreensão do texto.



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