Criação de Aplicativos para Android | Dell – Aprendizado Acessível

Criação de Aplicativos para Android

Objetivo geral

Apresentar as características da plataforma de desenvolvimento Android, bem como as técnicas de desenvolvimento para construção de interfaces gráficas e utilização  dos recursos típicos dos dispositivos móveis como câmera, execução de áudio e vídeo, sensores e GPS.

O curso em números:

160

horas de aula em todo o curso.

16

aulas, uma por semana.

100%

à distância com acesso de qualquer lugar.

24h

por dia, 7 dias por semana.


Conteúdo Programático

  • 1. Introdução à Plataforma Android e ao seu Ambiente de Desenvolvimento:

  • os objetivos desta aula são conhecer o histórico e a evolução da plataforma Android, além de aprender como configurar seu ambiente de desenvolvimento e entender a estrutura do projeto de aplicações na sua plataforma.


  • 2. Conceitos Básicos do Android:

  • os objetivos desta aula são conhecer os elementos da arquitetura da plataforma Android, compreender o funcionamento das aplicações Android e conhecer seus principais componentes.


  • 3. Trabalhando com Activities:

  • os objetivos desta aula são conhecer o ciclo de vida de aplicações Android, compreender em detalhes o ciclo de vida das activities e conhecer o funcionamento da ferramenta LogCat.


  • 4. Trabalhando com Intents:

  • os objetivos desta aula são compreender o que são Intents, conhecer o processo de criação de Intents e compreender o funcionamento de Intent Filters.


  • 5. Interface Gráfica de Aplicações Android – Parte I:

  • os objetivos desta aula são conhecer os fundamentos de interface gráfica do Android e estudar os gerenciadores de layout de interface gráfica do Android.


  • 6. Interface Gráfica de Aplicações Android – Parte II:

  • os objetivos desta aula são conhecer os principais componentes gráficos visuais do Android e estudar princípios de design de interfaces gráficas de aplicações Android.


  • 7. Interface Gráfica de Aplicações Android – Parte III:

  • os objetivos desta aula são entender como funciona o suporte a versões diferentes do Android, conhecer como o Android dá o suporte a tamanhos diferentes de tela e estudar o componente Fragment e o seu ciclo de vida.


  • 8. Handler, Threads e AsyncTask:

  • os objetivos desta aula são conhecer o modelo de gestão de componentes e threads em Android, aprender a criar threads auxiliares para processos de segundo plano e compreender as diferenças entre o uso de Handler e AsyncTask.


  • 9. Manipulando Banco de Dados no Android:

  • os objetivos desta aula são conhecer o banco de dados SQLite, compreender a criação de um banco de dados SQLite em dispositivos Android e aprender como inserir e manipular dados em um banco de dados SQLite.


  • 10. Componentes Avançados da Plataforma Android:

  • os objetivos desta aula são explicar, em detalhes, ao aluno as funcionalidades dos componentes BroadcastReceiver, Notification, Service e AlarmManager e como utilizá-los no desenvolvimento de aplicações Android.


  • 11. Incorporando Serviços do Google na sua Aplicação:

  • os objetivos desta aula são conhecer os métodos de acesso ao banco da classe SQLiteDatabase e conhecer as boas práticas de uso do SQLite a partir de activities.


  • 12. Manipulando Recursos Multimídia:

  • os objetivos desta aula são estudar como usar recursos multimídia em aplicações Android, conhecer como manipular a câmera do dispositivo móvel para a captura de imagens e vídeos e conhecer como manipular arquivos de áudio e vídeo.


  • 13. Acessando a Localização e os Sensores do Dispositivo Móvel:

  • os objetivos desta aula são compreender como obter a localização do dispositivo móvel, estudar como obter informações (temperatura, luminosidade, velocidade etc.) a partir de sensores existentes no dispositivo móvel.


  • 14. Projeto Final – Parte I:

  • os objetivos desta aula são compreender os requisitos do projeto final e construir os elementos básicos da interface gráfica do projeto final.


  • 15. Projeto Final – Parte II:

  • os objetivos desta aula são compreender a estrutura do banco de dados e SharedPreferences da aplicação, analisar a navegação entre as telas da aplicação e entender a construção do player de vídeo.


  • 16. Projeto Final – Parte III:

  • os objetivos desta aula são conhecer estratégias para correção do quiz de uma aula, identificar casos de teste para a aplicação e conhecer o processo de publicação de uma aplicação no Google Play.


Cursos Relacionados

Empreendedorismo e Ética

Empreendedorismo e Ética

Desenvolva seu potencial empreendedor e entenda as reais necessidades do cliente de forma inovadora.

Atendimento ao Cliente

Atendimento ao Cliente

Desenvolva competências para atender com qualidade.

Informática Prática

Informática Prática

Tenha habilidade no uso de softwares e aplicativos e esteja capacitado para lidar com situações cotidianas.



Botão para voltar ao topo